Inaugurado em 9 de novembro de 1930, com banda de música e a presença do então interventor do Estado, Carlos de Lima Cavalcanti, o Mercado de Casa Amarela está situado na Rua Padre Lemos (Estrada do Arraial, nº 1930), em área originalmente construída de 817m2.
A estrutura metálica que compõe o seu arcabouço foi trazida de bonde, após ser desmontada, em 1928, pela Construtora Borrione, e é a mesma do antigo Mercado de Caxangá.
Com 121 compartimentos, sendo 60 internos, 60 externos e 11 barracas (100 boxes), o Mercado oferece diversos produtos, desde carnes e frios, peixes e crustáceos, armarinhos, ervas, flores a artesanato em palha e barro. Tem como principal atração os bares e restaurantes populares, situados em sua área externa, sendo que alguns nunca fecham. No café da manhã, almoço e jantar são servidas comidas típicas da cozinha pernambucana. Um dos seus pontos mais tradicionais vende carne de charque e queijo de coalho vindos diretamente do sertão.
Um anexo, construído onde funcionava um sanitário público e parte da feira do bairro de Casa Amarela, foi inaugurado em 17 de abril de 1982. Em área de 640 m2, possuía 29 compartimentos e, atualmente, existem 34 boxes, ocupados por bares em sua maioria.
Antes da construção do anexo, locatários desalojados do Mercado Público improvisaram compartimentos adaptados às paredes das fachadas principal e posterior. Quando o anexo ficou pronto, os comerciantes foram transferidos, devolvendo-se a arquitetura original do prédio do antigo mercado. Há também um outro anexo com 14 boxes destinados à venda de cereais e alimentos não perecíveis.
Recife, 31 de outubro de 2006.
Fontes consultadas
CAVALCANTI, Carlos Bezerra. O Recife e seus bairros. Recife: Câmara Municipal, 1998. p.149-150.
MERCADO de Casa Amarela. Disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/csurb/mercados.html#3> Acesso em: 30 out. 2006.
Como citar este texto
GASPAR, Lúcia. Mercado de Casa Amarela (Recife, PE). In: PESQUISA Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2006. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/mercado-de-casa-amarela/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2020.)