Imagem card

Silvério Pessoa

Data Nasc.:
06/01/1962

Ocupação:
Professor, Músico

Formação:
Pedagogia

Silvério Pessoa

Artigo disponível em: ENG ESP

Última atualização: 03/05/2021

Por: Maria do Carmo Gomes de Andrade - Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco - Especialista em Biblioteconomia

Silvério Pessoa é músico, nascido no dia 6 de janeiro de 1962 em Carpina, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Desde criança, Silvério Pessoa costumava ouvir músicas de forró, maracatu rural e outros ritmos regionais executadas na Rádio Planalto de Carpina, o que de certa forma contribuiu para torná-lo um apreciador do gênero; outra influência importante foi ouvir as músicas regionais executadas por Dona Ivete, sua mãe, que era professora de acordeom.

Além da vocação musical, Silvério foi também professor. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em administração escolar e orientação pedagógica, trabalhou em projetos sociais ligados a educação e foi professor concursado do Estado de Pernambuco, ensinando em Moreno, cidade situada a 28 km de Recife.

Iniciou sua carreira musical na banda Cascabulho (grupo recifense de Manguebeat) em 1994. Nesta banda, ele fazia percussão e interpretava as músicas de Jackson do Pandeiro, cantor e compositor paraibano de Alagoa Grande, conhecido como o Rei do Ritmo. Com esta banda fez turnês pelo Canadá, EUA e Alemanha. Em 1997, Silvério Pessoa participou do Free Jazz e de três versões do Festival Abril pro Rock. Em 1999 recebeu o Prêmio Sharp de Música na categoria de melhor cantor.

Desde 2003, quando iniciou a carreira solo, Silvério Pessoa mantém uma agenda anual com temporadas no exterior, tendo como base a França.

Em 2006, foi vencedor do Prêmio TIM, como melhor cantor na Categoria Regional.

Depois que saiu da banda Cascabulho, Silvério Pessoa gravou os seguintes CDs: Bate o Mancá: o povo dos canaviais (2001), baseado na obra de Jacinto Silva, cantor e cantador alagoano radicado em Caruaru; Batidas urbanas (Projeto Micróbio) (2003); Cabeça elétrica, coração acústico (2005). Em 2006, a Gravadora Biscoito Fino lançou a coletânea 100 anos de frevo: é de perder o sapato, dividida em dois CDs, dos quais participaram vários artistas consagrados da MPB, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença, Maria Betânia, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Chico Buarque e outros. Nessa coletânea, Silvério Pessoa participou interpretando Atrás do trio elétrico de Caetano Veloso. O álbum contou com a execução instrumental da Spok Frevo Orquestra.

Apresentou-se também no evento Carnaval Multicultural do Recife realizado na praia de Ipanema no Rio de Janeiro, com a presença da Frevioca, Spok Frevo Orquestra, Lula Queiroga, Alceu Valença, Monobloco, Estrela Brilhante, Escola de Frevo e Caboclinho Sete Flechas.

O mesmo espetáculo foi levado ao palco do Circo Voador contando ainda com a presença de Lirinha, vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado. Nesse mesmo ano, realizou sua décima turnê à Europa, lá permanecendo por aproximadamente três meses.

A obra de Silvério Pessoa está baseada no cancioneiro popular de sua região e se caracteriza principalmente pelo tratamento contemporâneo dado ao repertório do cancioneiro popular de Pernambuco, fundindo ritmos do coco, baião e maracatu sem descaracterizar a obra original.


Recife, 17 de maio de 2011.

 

Fontes consultadas

DICIONÁRIO Cravo Albin da Música popular brasileira. Disponível em: http://www.dicionariompb.com.br/silveriopessoa/dados-artisticos. Acesso em: 4 maio 2011.

 

PHAELANTE, Renato. MPB: compositores pernambucanos: coletânea bio-musico-fonografica. Recife: CEPE, 2010.

 

SILVÉRIO Pessoa. [Foto neste texto]. Disponível em: http://blog.tribunadonorte.com.br/agitosebaladas/files/2014/10/silveriopessoa.jpg. Acesso em: 10 jan. 2018.

 

SILVÉRIO Pessoa é ovacionado em aula inaugural da Católica. Disponível em: www.unicap.br/ihu/?p=1243. Acesso em: 8 mar. 2011.

 

Como citar este texto

ANDRADE, Maria do Carmo. Silvério Pessoa. In: Pesquisa Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2011. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/silverio-pessoa/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2009.)