Imagem card

Paulo Maciel

Data Nasc:
15/04/1924

Data de falecimento.:
20/06/2008

Ocupação:
Professor, diretor do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool e político

Formação:
Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Econômicas, Econometria e Matemática para a Economia e Sociologia

 

Paulo Maciel

Artigo disponível em: ENG

Última atualização: 03/05/2021

Por: Virgina Barbosa - Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco - Especialista em Biblioteconomia e História

Paulo Frederico do Rêgo Maciel nasceu no Recife, no dia 15 de abril de 1924, filho de Frederico do Rêgo Maciel Filho e de Maria da Anunciação da Silva Maciel.

 

Seus estudos primários e secundários foram realizados na sua cidade natal no Grupo Escolar João Barbalho, nos Colégios Marista, Padre Félix e Estadual de Pernambuco. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, fez também cursos de Aperfeiçoamento em Ciências Econômicas, na Sorbonne; Econometria e Matemática para a Economia, no Instituto de Estatística; e Sociologia, todos em Paris, França. Concluiu o curso de Administração, da Fundação Getúlio Vargas (RJ) e os intensivos de Administração Pública, Computação e Teoria dos Gráficos.

 

Entre as atividades profissionais, foi professor de Política Financeira da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pernambuco; de Sociologia da Faculdade de Filosofia do Recife e da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e de Economia Internacional, na Faculdade de Ciências Econômicas, da UFPE.

 

Ocupou cargos de coordenador do Centro Regional de Pós-graduação Norte/Nordeste do Ministério da Educação e Cultura; diretor do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (atual Fundação Joaquim Nabuco); primeiro presidente do Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe); presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), secretário de Estado para os Negócios da Fazenda (Pernambuco); deputado federal; Pró-Reitor para Assuntos Regionais e Intercâmbio Científico; e reitor da UFPE (set. 1975 a set. 1979).

 

Foi, ainda, membro do Conselho Nacional de Pós-graduação; da Academia Pernambucana de Letras, cadeira nº 25; e presidente da Delegação Brasileira à Conferência Internacional dos Dirigentes Açucareiros (Estados Unidos) e da Comissão de Economia da Câmara Federal.

 

Na sua gestão como reitor, destacam-se a construção e inauguração do Hospital das Clínicas, a criação do Instituto de Física e do Núcleo de Estudos do Sagrado.

 

Foi agraciado com inúmeras condecorações e medalhas: Palmas Acadêmicas, em Grau de Grande Oficial (governo da França); medalhas do Conselho de Pesquisa da Polônia; da Universidade de Tokai, no Japão; da Universidade de Paris; do Instituto Centro-Americano de Cultura; Ordem do Mérito do Congresso Nacional e da Ordem do Mérito Guararapes (governo de Pernambuco).

 

É autor de vários livros e artigos, entre os quais, podemos destacar: Um informe sobre alguns problemas do Nordeste (1956); As migrações para o Recife - III: aspectos econômicos (1961); Universidade-empresa (1976); Brasil e Portugal em nova oportunidade (1977); O sentido da pátria (1979); O trabalho especulativo e algumas especulações sobre o trabalho (1979); Waldemar de Oliveira: músico, musicólogo, musicoterapeuta (1981); artigo: Alguns reparos sobre a relação entre balança de pagamento e desenvolvimento econômico. Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, Recife, n. 4, p. 45-47, jan./dez. 1955.

 

Paulo Frederico Maciel faleceu no dia 20 de junho de 2008, aos 84 anos, vítima de enfarto.

 

 

Recife, 30 de abril de 2010.

 

Fontes consultadas

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS. Centenário da Academia Pernambucana de Letras: os de ontem, os de hoje, os de sempre. Recife, 2002. p. 263-264.

ACCIOLY, Marcus. Paulo Frederico Maciel. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=377&textCode=11308&date=currentDate. Acesso em: 27 abr. 2010.

 

LUTO Oficial: morre de enfarto o ex-reitor do UFPE, Paulo Frederico do Rego Maciel. Disponível em: http://acertodecontas.blog.br/politica/morre-de-enfarto-o-ex-reitor-da-ufpe-paulo-frederico-do-rego-maciel/. Acesso em: 27 abr. 2010.

 

MACIEL, Paulo. Entrevista 9 maio 1984. Entrevistador: Jorge Zaverucha. Recife: Fundaj, 1984. Depoimento concedido ao Programa de História Oral da Fundação Joaquim Nabuco.

 

PAULO Frederico Maciel. In: SEMINÁRIO DE TROPICOLOGIA, Recife, 1978. Anais....: Trópico e moderno mundo tropical. Recife: Fundaj, Ed. Massangana, 1988.

 

UNIVERSIDADE perde ex-reitor Paulo Maciel. Disponível em: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=10867:&catid=5&Itemid=78. Acesso em: 27 abr. 2010.

 

Como citar este texto

BARBOSA, Virgínia. Paulo Maciel. In: Pesquisa Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/paulo-maciel/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2009.)