Noel Nutels

Noel Nutels

Última atualização: 03/12/2020

Por: Noel Nutels - Médico, sanitarista

Noel Nutels, médico e sanitarista, uma personalidade que dedicou sua existência ao bem-estar dos índios brasileiros.

Filho de Salomão e Bertha Nutels, nasceu na Ucrânia em 1913. Alguns meses antes do seu nascimento, seu pai viajara para a América do Sul, fixando-se no Brasil. Com o advento da Primeira Guerra Mundial, os familiares perdem o contato entre si, que só se restabeleceria em 1920. No ano seguinte, a família Nutels desembarca no Recife, indo residir no interior de Alagoas.

Lá Noel inicia seus estudos básicos, donde se transfere para um colégio católico em Garanhuns, terminando por concluir sua formação superior em 1936, na Faculdade de Medicina do Recife. Nessa época de estudante sua mãe abrira a famosa Pensão de Dona Bertha, onde aconteceram episódios muito divertidos, a exemplo dos narrados pelo compositor Capiba.

A tuberculose era, então, uma doença extremamente resistente e que grassava entre as populações de baixa renda. Seus interesses voltaram-se para a área de saúde pública, dada sua especialização como sanitarista e tisiologista.

Em 1938, um ano depois de obter a naturalidade brasileira, ingressa no serviço público, com a nomeação para o Instituto Experimental Agrícola de Botucatu, São Paulo. Segue para o Rio de Janeiro, para a Companhia de Saneamento da Baixada Fluminense, aperfeiçoando-se no combate à malária.

Seu perfil de humanista a serviço do interesse público é traçado definitivamente, com sua participação na Marcha para o Oeste, através da Fundação Brasil Central (1942/43) e na Expedição Roncador-Xingu (1946), ambas ao lado dos Irmãos Vilas Boas. Engajando-se de corpo e alma na causa indígena, tornou-se verdadeiro amigo dos índios, tanto como cientista como homem.

COLEÇÃO NOEL  NUTELS
CRONOLOGIA

Fonte: NOEL Nutels. Pesquisa Escolar Online. Disponível em: <https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/>. Acesso em: dia mês ano. Ex.: 6 ago. 2003.