Imagem card

Museu da Universidade Federal do Pará

 É uma instituição voltada para a preservação e difusão das artes visuais e está instalado no Palacete Governador Augusto Montenegro, na cidade de Belém. 
 

Museu da Universidade Federal do Pará

Última atualização: 30/08/2022

Por: Albino Oliveira - Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco

O Museu da Universidade Federal do Pará é uma instituição voltada para a preservação e difusão das artes visuais e está instalado no Palacete Governador Augusto Montenegro, na cidade de Belém. 

O palacete foi construído em 1903 e é reconhecido como patrimônio histórico e artístico e protegido legalmente pela esfera estadual. O projeto arquitetônico, de estilo eclético, é do italiano Filinto Santoro, que o desenvolveu para ser residência particular do então Governador do Estado do Pará, Augusto Montenegro. Reflexo dos períodos áureos da extração da borracha na Amazônia, o edifício foi quase todo construído com materiais importados da Itália.

Até a década de 1960, o palacete serviu como residência para algumas famílias tradicionais, sendo então comprado pela Universidade Federal do Pará para ser sua reitoria. Com a mudança da reitoria para o Campus Universitário, no ano de 1983, o museu foi criado e instalado no palacete.

O acervo do Museu da Universidade Federal do Pará foi formado ao longo dos anos por meio de doações, permutas e aquisições e é composto por pinturas, desenhos, cartuns, fotografias, gravuras e esculturas dos séculos XIX aos dias de hoje.

O museu conta também com duas salas de exposição dedicadas à memória da Universidade Federal do Pará, a mais antiga instituição de ensino superior da região Norte, onde podem ser encontrados livros, comendas, fotos, documentos que contam parte da sua história.

Visitantes e pesquisadores tem a seu dispor uma biblioteca que é referência na cidade como fonte de pesquisa sobre artes visuais, folclore, música, cultura afro-brasileira, história, teatro e literatura, tendo sob sua guarda a Coleção Vicente Salles, que forma um verdadeiro painel do cotidiano amazônico do final do século XIX.

 

 

 

Recife, 30 de julho de 2010.
 

Fontes consultadas

ASSIS, Norma. O Museu da Universidade Federal do Pará, 2010. Texto enviado por correio eletrônico atendendo solicitação do autor.

MUSEU da Universidade Federal do Pará. [Foto neste texto]. Disponível em: <https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6465>. Acesso em:  27 abr. 2017.

SOUZA, Paulo. Palacete Augusto Montenegro: a casa dos homens de ontem, para os homens de hoje e de amanhã. Disponível em: <http://www.ufpa.br/museufpa/?pagina=historico>. Acesso em: 30 jul. 2010.

Como citar este texto

OLIVEIRA, Albino. Museu da Universidade Federal do Pará. In: PESQUISA Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/museu-da-universidade-federal-do-para/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2020.)