Imagem card

Jordão Alto (Bairro, Recife)

O Jordão é um bairro que foi dividido entre Jardim Jordão, Jordão Baixo e Jordão Alto, estando nos limites dos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Seu nome tem como origem o Rio Jordão, que nasce na localidade e deságua no estuário do Pina. A região era exclusivamente residencial, contudo, com o crescimento demográfico, veio a necessidade de expansão do bairro, surgindo assim o Jordão Alto, por volta de 1950.

Jordão Alto (Bairro, Recife)

Última atualização: 06/05/2022

Por: Severina Bomfim - Professora da Escola Municipal Enaldo Manoel
Isabela Cabral de Melo Dantas Pirauá - Historiador e Pesquisador

O Jordão é um bairro que foi dividido entre Jardim Jordão, Jordão Baixo e Jordão Alto, estando nos limites dos municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Seu nome tem como origem o Rio Jordão, que nasce na localidade e deságua no estuário do Pina. A região era exclusivamente residencial, contudo, com o crescimento demográfico, veio a necessidade de expansão do bairro, surgindo assim o Jordão Alto, por volta de 1950.

 

Na localidade, havia um grande sítio pertencente a D.Carentina, que, anos depois, doou suas terras para o Serviço Social Contra o Mocambo, com o apoio do Governo Americano, para financiar as moradias. Mais tarde, a principal rua do bairro passou a levar seu nome.

 

A moradora Icléa Maria de Oliveira Silva relata que, no início, as ruas eram de barro, não existia transporte público, nem posto de saúde, nem escolas. As moradias foram entregues por volta de 1960 e o local passou a ser conhecido como Vila Presidente Kennedy, fazendo uma referência ao Governo responsável pela sua construção. Depois disso, surgiram as primeiras escolas, sendo a Escola Estadual Professora Eneida Rabelo a primeira a ser construída, enquanto a Escola Professor Enaldo Manoel de Souza foi fundada em outubro de 1998. Esta escola leva o nome de um importante morador que, apesar de não ter nascido no bairro, foi residente e líder comunitário, o professor Enaldo Manoel de Souza, cidadão importante para a história de luta do Jordão Alto.

 

Atualmente, o bairro dispõe de transporte público, não tendo sido possível precisar a data exata da instituição do terminal de ônibus. Possui também uma Unidade de Saúde da Família, construída em 12 de agosto de 2004, onde os moradores podem contar com assistência médica ambulatorial, vacinas e alguns remédios. Além disso, há várias escolas, entre públicas e particulares. O bairro igualmente passou a contar com um pequeno comércio, com mercadinhos, padarias, lojas de roupa e farmácias. A localidade facilita o acesso aos grandes centros comerciais do Recife e talvez por isso o comércio não tenha se desenvolvido tanto quanto no Jordão Baixo.

 

Percebe-se que o bairro ainda necessita de melhorias de infraestrutura, como no caso de algumas comunidades locais que ainda não dispõem de saneamento básico e ruas asfaltadas. Os moradores também reclamam da falta de segurança, especificamente de um posto policial, que ainda não foi implantado, como também de uma área de lazer com parque infantil e outra que pudessem usufruir para a prática de esportes. Apesar dos problemas citados, os moradores afirmam que gostam muito de viver ali.

 

 

 

Recife, 22 de novembro de 2019

 

* Este texto faz parte do projeto Interagindo com a História do Seu Bairro, uma parceria da Fundação Joaquim Nabuco com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Fontes consultadas

GOOGLE Maps. https://www.google.com.br/maps. Acesso em: 22 de nov. de 2019.

 

MELLO, Gianfrancesco. Meu bairro... moro aqui: Jordão. In: Agenda Cultural do Recife, Recife, 05 nov. 2013. Disponível em: http://agendaculturaldorecife.blogspot.com.br/2013/11/meu-bairro-moro-aqui-jordao.html. Acesso em: 22 de nov. de 2019.

 

VERARDI, Cláudia Albuquerque. Jordão (Bairro, Recife). In: Pesquisa Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2015. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/jordao-bairro-recife/. Acesso em: 22 de nov. de 2019.

Como citar este texto

PIRAUÁ, Isabela Cabral de M. Dantas; BOMFIM, Severina. Jordão Alto (Bairro, Recife). In: PESQUISA Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2019. Disponível em:https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/jordao-alto/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2021.)