Imagem card

Guabiraba (Bairro, Recife)

A Guabiraba é o maior bairro em extensão da cidade do Recife, faz limite com os bairros Pau Ferro, Dois Irmãos, Córrego do Jenipapo, Brejo da Guabiraba e Passarinho, e com os municípios de Olinda, Camaragibe e Paulista.

Guabiraba (Bairro, Recife)

Última atualização: 11/03/2022

Por: Kátia Rejane da Silva Souza - Professora da Escola Municipal Alto da Guabiraba,
Terezinha de Jesus F. da Silva - Professora da Escola Municipal Alto da Guabiraba
Isabela Cabral de Melo Dantas Pirauá - Historiador e Pesquisador

A Guabiraba é o maior bairro em extensão da cidade do Recife. Com 4.617 hectares, faz parte da RPA 3 e faz limite com os bairros Pau Ferro, Dois Irmãos, Córrego do Jenipapo, Brejo da Guabiraba e Passarinho, e com os municípios de Olinda, Camaragibe e Paulista. Segundo o Censo de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro possuía uma população muito expressiva de moradores de até 14 anos, 2.561 indivíduos. Além disso, no mesmo ano, contava com uma taxa de analfabetismo de 28%, uma das mais altas do Recife.

 

A ocupação e fundação do bairro remontam há mais de 60 anos. Segundo os residentes mais antigos, a região era chamada de Brejo dos Macacos, devido à grande quantidade desses animais que lá habitavam. Mas foi a partir das árvores de Guabiraba que o bairro adquiriu seu nome.

 

Nos primórdios, constituiu-se de pequenos agrupamentos de indivíduos oriundos do interior que buscavam moradias mais próximas das fábricas, à procura de oportunidades de emprego. Suas casas eram de barro, bem como as estradas. Não havia nenhuma forma de saneamento ou distribuição de água, e a vegetação ocupava grande parte da região.

 

Uma das características de uma cidade não planejada é a junção dos seus bairros, que se confundem e não têm suas delimitações tão bem definidas para os moradores. O fato acontece com os bairros da Guabiraba e do Brejo da Guabiraba: muitas vezes as duas localidades são classificadas apenas como Guabiraba, por causa da popularidade da região, do seu comércio ou mesmo das empresas que marcam o lugar como ponto de referência.

 

Atualmente, o bairro é conhecido por abrigar os dois maiores centros de futebol profissional do Recife: O Centro de Treinamento Wilson Campos, pertencente ao Clube Náutico Capibaribe, e o Centro de Treinamento Presidente José de Andrade Médici, pertencente ao Sport Club do Recife.

 

Outra característica marcante da Guabiraba é a sua enorme faixa de mata atlântica, com vegetação exuberante e muito diversificada, configurando um “pulmão verde” da cidade.

 

O bairro conta, ainda, com uma gama variada de serviços, tais como: lojas de móveis, armazéns, escolas, creche, posto de saúde, empresa de ônibus, distribuidora de água mineral e gás, transporte alternativo, academia do bairro, praça e igrejas católicas e evangélicas.

 

 

Quadro dos Serviços Ofertados

 

ENTIDADE ÓRGÃO RAZÃO SOCIAL QUANTIDADE
ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO, DA GUABIRABA, ANEXO DA GUABIRABA E ALTO DA GUABIRABA 05
CRECHE MUNICIPAL FLOR DO BAIRRO 01
ESCOLA ESTADUAL TOMÉ GIBSON 01
IGREJA EVANGÉLICA   05
IGREJA CATÓLICA   01
ACADEMIA MUNICIPAL ACADEMIA DO BAIRRO 01
EMPRESA PARTICULAR TRANSPORTES DE VIAÇÃO GLOBO E TRANSVAL 02
EMPRESA PARTICULAR ARROZ EMOÇÕES, ALUVIDE, ÁGUA MINERAL CRISTAL E DISTRIBUIDORA AMBEV 04
POSTO DE SAÚDE MUNICIPAL DA GUABIRABA 01
DELEGACIA ESTADUAL DISTRITO DA MACAXEIRA 01
PRAÇA     01
TERMINAL DE ÔNIBUS     01
MERCADINHO PARTICULAR   01
PADARIA PARTICULAR   01

                  Fonte: As autoras

 

 

Recife, 13 de setembro de 2019

 

 * Este texto faz parte do projeto Interagindo com a História do Seu Bairro, uma parceria da Fundação Joaquim Nabuco com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

 

Fontes consultadas

CENSO Demográfico, 2010. Resultados do universo: características da população e domicílios. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 13 de set. de 2019.

Como citar este texto

PIRAUÁ, Isabela Cabral de M. Dantas; SOUZA, Kátia Rejane da Silva; SILVA, Terezinha de Jesus F. da. Guabiraba (Bairro, Recife). In: Pesquisa Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2019. Disponível em:https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/guabiraba-bairro-recife/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2021.)