O Farol Jacaré, situado a cerca de 200 metros da margem esquerda do Rio Amazonas, no Estado do Amazonas, indica aos navegantes o caminho seguro para o Porto de Manaus.
Próximo à margem direita do mesmo rio, foi construído e inaugurado, cinco anos depois, o Farolete Moronas.
Vale ressaltar que o rio Amazonas representa o maior rio do mundo em volume de água. Além do mais, ele é o principal meio de comunicação natural existente entre as duas maiores cidades da Amazônia: Manaus e Belém. O rio Amazonas se estende por 889 milhas náuticas e isto significa, no presente, uma viagem de cinco dias de barco a motor.
Visando assinalar o perigo das pedras de Puraquequara, o governador do Estado mandou construir o Farol Jacaré no ano de 1905. Pintado somente na cor branca, o farol é bem simples: possui uma torre cilíndrica de concreto, com 16 metros de altura.
No entanto, durante o período das cheias do rio Amazonas, só se consegue ver 1,30 metros da torre, porque o restante da construção fica submerso.
O Farol Jacaré e o Farolete Moronas representam o símbolo maior da sinalização náutica fluvial no país.
Recife, 8 de abril de 2004.
Fontes consultadas
SIQUEIRA, Ricardo. Luzes do novo mundo: história dos faróis brasileiros. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2002.
Como citar este texto
VAINSENCHER, Semira Adler. Farol Jacaré (Amazonas). In: Pesquisa Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2004. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/farol-jacare-am/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2020.)