Imagem card

Museu do Ceará (Fortaleza, CE)

O Museu do Ceará foi criado em 1932. Instalado, desde 1990, no antigo prédio da Assembléia Legislativa, Palacete Senador Alencar, localizado ao lado da chamada “Praça dos Leões”, no centro da cidade de Fortaleza, o Museu do Ceará tem a missão de fomentar o pensamento crítico sobre a História do Ceará, a partir da cultura material.

Museu do Ceará (Fortaleza, CE)

Artigo disponível em: ENG ESP

Última atualização: 30/08/2022

Por: Albino Oliveira - Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco

O Museu do Ceará foi o primeiro museu público cearense. Criado em 1932, teve suas atividades desenvolvidas, inicialmente, nas dependências do Arquivo Público do Estado e, posteriormente, no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, até 1966, quando passou a integrar a então recém criada Secretaria de Cultura do Estado.

Instalado, desde 1990, no antigo prédio da Assembléia Legislativa, Palacete Senador Alencar, localizado ao lado da chamada “Praça dos Leões”, no centro da cidade de Fortaleza, o Museu do Ceará tem a missão de fomentar o pensamento crítico sobre a História do Ceará, a partir da cultura material.

O acervo da instituição conta com aproximadamente 12 mil itens, divididos em coleções de arqueologia, antropologia indígena, fotografia, indumentária, mobiliário, numismática, pintura, entre outras.

Sempre instigando a permanente reflexão do público, uma visita ao museu permite o conhecimento da memória da própria instituição, a observação de objetos arqueológicos de povos indígenas, a análise das formas de construção do poder, a constatação da força da palavra escrita dos autores cearenses, a identificação das formas de exploração do trabalhador ao longo da história, o reconhecimento da figura mítica de Padre Cícero, o entendimento dos movimentos populares e o desenvolvimento da imaginação sobre a cidade de Fortaleza que se deseja.

O museu conta também com o Memorial Frei Tito (Tito de Alencar Lima), frei dominicano, nascido no Ceará, que se tornou um dos mais importantes nomes da luta pelos direitos humanos, alvo da ditadura militar implantada no Brasil em 1964.

Visitantes e pesquisadores tem ainda a seu dispor uma biblioteca composta por livros voltados para as áreas de história, literatura cearense e museologia, e auditório com programação de cursos, de oficinas, de palestras e de exibição de vídeos e documentários.
 

 

 

 

 

Recife, 25 novembro de 2010.

 

Fontes consultadas

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU DO CEARÁ (Org.). Museu do Ceará. Fortaleza: SECULT, 2010. 

MUSEU do Ceará. Nossa história no plural. Governo do Estado do Ceará. Secretaria de Cultura. Folder.

Como citar este texto

OLIVEIRA, Albino. Museu do Ceará (Fortaleza, CE). In: PESQUISA Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Disponível em:https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/museu-do-ceara/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2020.)