Imagem card

Memorial Padre Cícero

O Memorial Padre Cícero, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, no chamado Vale do Cariri, no estado do Ceará, tem como objetivo principal preservar e divulgar a memória do Padre Cícero Romão Batista, fundador e primeiro prefeito da referida cidade. 

Memorial Padre Cícero

Artigo disponível em: ENG ESP

Última atualização: 02/08/2022

Por: Albino Oliveira - Museólogo da Fundação Joaquim Nabuco

O Memorial Padre Cícero, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, no chamado Vale do Cariri, no estado do Ceará, tem como objetivo principal preservar e divulgar a memória do Padre Cícero Romão Batista, fundador e primeiro prefeito da referida cidade. 

Filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, Padre Cícero nasceu em 1844, na cidade cearense do Crato. Ordenou-se em Fortaleza no ano de 1870 e retornou para sua cidade, onde começou a lecionar. No ano seguinte, celebrou pela primeira vez a Missa de Natal na Capela de Nossa Senhora das Dores, localizada no então povoado de Juazeiro, onde, em 1872, fixou residência. Desde então, passou a exercer seu papel de sacerdote, dedicando-se integralmente ao trabalho.  

Em 1889, ocorreram diversos fatos extraordinários, destacando-se o “Milagre do Juazeiro”, quando a hóstia consagrada se transformou em sangue durante comunhão em missa celebrada por Padre Cícero. A partir daí surge um forte movimento religioso – as romarias de Juazeiro. 

Inaugurado em 1988, o Memorial do Padre Cícero possui um acervo que é referência cultural para os milhares de brasileiros, em especial os nordestinos, que o visitam. Nele encontram-se objetos de uso pessoal do Padre Cícero, peças de indumentária, objetos utilizados na celebração de missas, um belíssimo conjunto formado por aparelho de jantar em porcelana com o monograma “Pe. Cícero” gravado em ouro, de cristais e de talheres utilizados em banquetes oferecidos pelo religioso, os três volumes do seu testamento e uma grande coleção de fotografias que contam toda sua trajetória. 

Além das salas de exposição, auditório e de uma biblioteca formada por centenas de livros e opúsculos editados sobre Padre Cícero, folhetos de literatura popular e antigos periódicos, o Memorial é parte de um complexo que abriga três praças contínuas, e o principal cemitério da cidade, em cuja capela estão depositados os restos mortais do “Patriarca” de Juazeiro.   

 

 


Recife, 29 novembro de 2010.  

Fontes consultadas

LOPES, Régis. Imagens do Padre Cícero: sagrado e profano. Fortaleza: Museu do Ceará, 1999. 
FUNDAÇÃO Memorial Padre Cícero. Disponível em: <http://www.juazeiro.ce.gov.br/secretarias/memorialpadrecicero>. Acesso em: 26 nov. 2010.  

Como citar este texto

OLIVEIRA, Albino. Memorial Padre Cícero. In: PESQUISA Escolar. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Disponível em: https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/memorial-padre-cicero/. Acesso em: dia mês ano. (Ex.: 6 ago. 2020.)